É a especialidade da odontologia que estuda e aplica de forma integrada o conjunto de procedimentos odontológicos com o objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética

Alguns exemplos de procedimentos realizados dentro da dentística:

  • Profilaxia

É a limpeza dentária feita por um cirurgião dentista. Ela se difere da limpeza diária porque é feita com materiais e produtos específicos, encontrados apenas nos consultórios odontológicos.

 

  • Restauração com resina ou estética:

Combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. As resinas compostas são o material ideal para dentes anteriores, pois são altamente estéticas.

  • Facetas dentárias

As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes, proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

 

  • Selante

  O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares, que apresentam alto risco de cárie.

  • Clareamento interno

 As técnicas para este tipo de clareamento empregam como agente branqueador o peróxido de hidrogênio, que é aplicado na parte interna do dente.

  • Clareamento supervisionado

 O clareamento supervisionado é um tratamento estético altamente conservador e é um procedimento seguro se for feito sob a orientação de um profissional, caso contrário, podem ocorrer algumas reações adversas como sensibilidade dentária ou inflamação do tecido gengival.

  • Clareamento de consultório

 Esse método é feito exclusivamente no consultório dentário. Esta técnica é sem contraindicação e o tratamento traz efeitos de forma mais rápida podendo levar de 1 a 3 sessões para obter o resultado esperado, isso vai depender do grau de manchas nos dentes.

 

  • Placa de Bruxismo

 É um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais: a primeira é a de proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger dentes); a segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção; e a terceira é a de induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.

  • Protetor bucal para esportes

É um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores.