Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência, deixando um aspecto negativo á estética. Diversos tipos de aparelhos são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, fixos e móveis, como por exemplo:

  • Invisalign

O Invisalign é uma forma inovadora de corrigir os dentes, é um aparelho transparente. Ele surgiu para contemplar as pessoas com vontade de melhorar o sorriso, mas que não queriam usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, principalmente por motivos estéticos. Além do mais, essa nova tecnologia proporciona uma melhor movimentação dos dentes, garante uma melhor higienização bucal e maior conforto. Já os custos variam de acordo com a situação dos dentes de cada paciente.

A fabricação do aparelho acontece nos Estados Unidos e a cada duas semanas chega uma nova placa. Tais placas são personalizadas para encaixar melhor na boca do cliente e realizar os movimentos pensados pelo dentista. Não existem contraindicações.

  • Aparelho de safira

 São extremamente transparentes, os únicos verdadeiramente cristalinos, por isso têm uma aparência bastante discreta. Os contornos arredondados e altamente polidos tornam mais fácil a adaptação do paciente ao aparelho. Os braquetes de safira são os mais eficientes. Eles raramente descolam, não desgastam e não amarelam.

  • Aparelho porcelana

 Os aparelhos ortodônticos de porcelana utilizam o mesmo material dos aparelhos de safira, porém com coloração mais translúcida.

Os braquetes de porcelana têm melhor resistência e durabilidade. A porcelana tem melhor aderência e raramente se descola ou desgasta. Em relação à cor, os braquetes não amarelam.

 

Qual a maior diferença entre o aparelho de porcelana convencional e o de safira?

Os braquetes de safira são feitos da safira pura e monocristalina, proporcionando maior translucidez ainda, quando comparado ao de porcelana convencional. Ambos são estéticos do início ao fim do tratamento.

 Aparelho metálico

 O Aparelho ortodôntico convencional ou metálico é é composto por fios metálicos, bandas e braquetes, dando a aparência do famoso “sorriso metálico”. Em crianças e adolescentes, estes aparelhos são os mais utilizados, pois permitem o uso de diferentes cores das famosas “borrachinhas”.

  • Contentores móveis

O aparelho móvel tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, ele é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes. Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento.