Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.

A doença periodontal é uma patologia inflamatória de origem bacteriana que afeta a gengiva, ossos e ligamentos periodontais, isto é, as fibras que fazem à ligação da raiz dentária com o osso.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são:

  • Sangramento gengival;
    Mau hálito persistente (Halitose);
    Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
    Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
    Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
    Alteração no formato gengival;
    Mobilidade dentária,
    Presença de cálculo ou tártaro.

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes, por meio do ultrassom. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas, com a finalidade de facilitar o acesso.

 

A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dente e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista.

Outros procedimentos também são realizados por estes especialistas, como a gengivoplastia, gengivectomia, aumento de coroa clínica etc. Abaixo um exemplo do procedimento de gengivoplastia: